Fala-se cada vez mais da importância da interação no Instagram, do badalado engagement e, ao passo a que o digital avança, é essencial estar a par das estratégias para aumentar a interação no Instagram.
Porque é na interação que realmente deves focar a tua atenção e não no número de seguidores, como mencionámos neste artigo, onde demos também dicas para melhorar o instagram do teu negócio.
Mas afinal, como é calculada a interação no Instagram?
A taxa de interação no Instagram (ou engagement) é calculada através da soma dos likes (gostos) e comentários que recebes por publicação, dividido pelo número de seguidores que tens e, de seguida, multiplicado por 100.
Numa equação seria assim:
(Likes + comentários por post)
––––––––––––––––––––––––– X 100
Número de seguidores
Poderás calcular utilizando a média de likes e de comentários que costumas receber nas tuas publicações.
O que é uma boa taxa de interação no Instagram?
O Instagram continua a ser uma das redes sociais com maior taxa de interação. É considerada uma boa taxa de interação no Instagram, aquela que se situa entre 3.5% e 6%.
O que posso fazer para aumentar a taxa de interação no meu Instagram?
1. Otimiza o teu perfil
É o primeiro passo e a primeira coisa que muitas pessoas reparam ao entrar na tua conta. Além disso, a taxa de interação por si só não chega se não se traduzir em leads e em vendas. Consequentemente, é importante que completes estes passos e os mantenhas atualizados:
- Certifica-te que tens uma foto que identifica bem a tua marca (o teu logo, por exemplo).
- Pensa bem no que escrever na bio, descreve o que fazes de forma criativa, para gerar curiosidade e levar os novos visitantes a clicar no botão “seguir”.
- Adiciona o link do teu website, para aumentar o tráfego do mesmo e para que as pessoas tenham onde ir ver mais informação.
- Garante que tens disponíveis os teus contactos: telefone e e-mail.
2. Um bom calendário de conteúdo (ou planeamento para redes sociais) é essencial
Testa e analisa que conteúdo funciona melhor no teu perfil e para o teu nicho: que publicações têm mais valor para a tua audiência?
Prepara o teu calendário de conteúdos sempre a pensar nas dores da tua audiência e não naquilo que vendes!
Lembra-te sempre que deves seguir a regra: 90% conteúdo, 10% venda e que o conteúdo que entregas e a qualidade do mesmo irá determinar o teu posicionamento. O conteúdo é rei!
Além disso, não te esqueças que deves publicar com frequência porque quem não aparece, esquece! Contas pequenas devem publicar entre 3 e 5 vezes por semana, já que a qualidade importa sempre mais do que a quantidade. E procura publicar todos os dias nas tuas stories. Aproveita para mostrar os bastidores e criar uma relação autêntica com quem já te segue.
Dica extra: Lembra-te também de programares lives (diretos) e de criares conteúdo em vídeo, já que eles representam dois dos tipos de conteúdo com maior interação!
3. Publica nos dias e horas que o teu perfil tem maior interação
Analisar os teus resultados é tão importante quanto planear. Existem inúmeras ferramentas disponíveis que te permitem analisar as tuas estatísticas e perceber em que dias e horas deves publicar. Exemplos de ferramentas: Later, Minter, Swonkie, entre tantas outras. O próprio Instagram também tem a sua ferramenta de Analytics.
4. Interaje com os teus seguidores
A probabilidade de alguém que já te segue comprar ou recomendar o teu trabalho é grande, por isso há que nutrir as relações existentes e valorizar um seguidor que tira do seu tempo para comentar a tua publicação ou para te enviar uma mensagem. É importantíssimo que interajas com os teus seguidores e que respondas às mensagens e aos comentários, de forma a manter a tua publicação e a tua conta ativas e aumentar o alcance da mesma.
Pesquisa as hashtags do teu nicho com maior alcance e cria grupos de hashtags para utilizares nas tuas publicações. Mistura algumas hashtags com mais publicações (entre 100k e 1M) com hashtags com menor número de publicações (entre 10k e 100k). Em cada publicação usa no mínimo 14, no máximo 20. Não te esqueças que elas devem estar direcionadas para o teu público-alvo, relacionadas com o teu trabalho e com o teu post.
6. Usa CTAs
É importante usares CTAs (Call to Action) para levar os teus seguidores a realizar uma ação no teu post e aumentar a interação e o alcance dessa publicação. Para isso, podes, por exemplo, no final de cada publicação, fazer uma questão à tua audiência ou sugerir que, se gostaram do conteúdo, identifiquem um amigo que também irá gostar.
7. Analisa os resultados
Não te esqueças que medir é tão importante quanto planear! Analisa a estratégia que utilizaste, cada ação realizada e perceciona qual o tipo de conteúdo que te está a trazer maior interação e alcance (e retorno em termos de vendas). Só depois de analisares poderás ajustar a tua estratégia.
Preparado para aumentar a interação no teu Instagram?