Dicas para aumentar interação e seguidores no Instagram

Categories Right Work

Que o Instagram é uma das maiores plataformas visuais e a preferida dos criativos, já não é novidade para ninguém.

E por isso também nós quisemos pôr a nossa criatividade à prova e dar-te umas dicas para seres a próxima Selena Gomez do Instagram (ok, a Selena talvez não, já que é a pessoa com mais seguidores nesta rede, mas uma Sara Sampaio já era bom, já que mais não seja pelo número de seguidores – que é só disso que falamos aqui).

Cá vai disto:

1.) Interage muito com os teus seguidores, com as pessoas que segues e nas hashtags (o tão aclamado engagement):

O teu trabalho vai ser reconhecido com o tempo e o importante é criares uma comunidade. Mas é preciso passar muito tempo a interagir para aumentares o teu alcance e para que o teu instagram esteja sempre a ser recomendado a novas pessoas.

2.) Publica com frequência e apresenta bom conteúdo

Consistência e conteúdo são duas palavras-chave. No que toca à regularidade dos teus posts não há grandes regras, mas recomendamos que publiques pelo menos uma vez por dia, todos os dias! Mas garante que podes cumpri-lo. Senão mais vale pensares quantas vezes consegues garantir que publicas e seguires isso à risca!

Vê o teu Instagram como um 9 image grid. Tens 9 hipóteses de impressionar uma pessoa que chega ao teu feed. Por isso, cria a tua própria voz, a tua marca e fotografias que as pessoas possam reconhecer de imediato como sendo tuas. Apresenta conteúdo de qualidade e relevante para o teu público, mas acima de tudo: sê fiel a ti próprio/a!

3.) Usa e abusa das hashtags e das stories

No feed, usa no mínio 5 hashtags, mas quantas mais, melhor! Não te esqueças de ir trocando as hashtags para não caíres na “shadow ban”. Quanto às stories, o ideal é ires publicando várias vezes ao longo do dia, espaçadas. Para que o teu perfil vá sendo sugerido a mais pessoas! E usa sempre uma hashtag nas stories também.

Menciona outros perfis e cria estratégias para que mencionem o teu. O Instagram monitoriza as menções que recebes de outras pessoas, por isso vale a pena esforçares-te um bocadinho neste sentido. Mas procura fazê-lo com pessoas do teu nicho, senão à partida não te trarão um público fiel e interessado efetivamente no teu conteúdo.

4.) Coloca a tua localização e usa filtros

Coloca a localização nas tuas hashtags e também nas fotografias que colocas no feed. Muita gente procura pelas hashtags e pela localização, sabias?
Usa, sempre que possível, os filtros do Instagram, nem que seja para ajustares um pouco a luminosidade. O Instagram privilegia quem usa os filtros da app.

Quanto a Apps vencedoras que te possam ajudar a interação no teu Instagram, sugerimos o VSCO para editares as tuas fotografias, o HashTags for Instagram para te ajudar na escolha das hashtags por temas, o Followers for Instagram para veres quem te segue para depois deixar de seguir (e mais uns quantos truques) e o Iconosquare para te ajudar com as estatísticas, para veres quais as fotografias que resultam melhor, entre tantas outras coisas.

Quem é amigo, quem é?

Agora vai lá, caprichar e começar a testar tudo isto, colibri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *